Recuperação tributária: como se destacar no mercado?

Falta de informação faz com que muitos contadores não explorem esse recurso para se destacar no mercado.

Existem diversos tributos que são pagos pelas empresas que acabam gerando o direito de crédito por eles, podendo ser utilizados para reduzir as despesas tributárias que a empresa possui.

Com isso, pensando em te ajudar nessa questão, hoje trouxemos algumas informações muito importantes que poderão ser a chave do sucesso para você conseguir colocar em prática a recuperação tributária. Confira a seguir e entenda.

Vale a pena fazer recuperação tributária?

Como dissemos acima, existem muitas taxas de tributos que podem ser obtidas através de créditos que são gerados. Chamamos isso de recuperação tributária.

Essa atividade é sempre muito bem-vinda, principalmente em empresas de grande porte onde os gastos são muito altos, e, consequentemente, os valores e taxas dos tributos a serem pagos também.

Se você tem um negócio, uma das prioridades com certeza é economizar, não é mesmo? Através da recuperação tributária isso é possível.

Imagine que, depois de muitos anos pagando por uma determinada taxa tributária, um contador consiga fazer com que esses gastos sejam reduzidos em até 15% através dos créditos da recuperação tributária. 

Mesmo que esse profissional cobre pelo trabalho prestado, ainda assim vale a pena fazer a recuperação tributária e sair no lucro, se destacando no mercado.

Como funciona o serviço de recuperação tributária?

A recuperação tributária requer alguns esforços para que esse valor em crédito seja gerado para as empresas.

Primeiro, é preciso fazer uma solicitação para que o Fisco possa ressarcir essas empresas. Essa solicitação é feita por um profissional de contabilidade.

Esse profissional tem a capacidade de analisar e interpretar todos os pontos, por mais complexos que sejam, para que essa recuperação seja possível.

A recuperação tributária pode ser feita por tributos do ICMS, COFINS e PIS, por exemplo, e para que sejam recuperados, é preciso fazer uma análise prévia com o objetivo de recuperar e também estar atento a todas as oportunidades todos os meses.

Existem alguns pontos que devem ser considerados para que esse serviço seja prestado, como identificar os profissionais que estão em conformidade e também criar uma espécie de cronograma para que a empresa consiga definir quais são as etapas a serem cumpridas para que haja a recuperação tributária.

Esse serviço, que é prestado pelo profissional de contabilidade, não possui um valor elevado para o dono da empresa, e com isso, é um critério a se pensar, visto que só possuem benefícios.

O que acontece com frequência é que os próprios profissionais de contabilidade não conhecem esse tipo de serviço que podem prestar à empresas, fazendo com que percam oportunidades de trabalho.

O profissional dessa área não precisa se limitar apenas a cumprir as exigências contábeis de uma empresa, mas também pode investir no relacionamento com os clientes.

Dessa forma, ele passa a ter um papel de consultor também, gerando valor para o dono da empresa que trabalha e oferecendo ótimas oportunidades de economia, já que o valor da recuperação tributária possui capacidade de diminuir os valores pagos de taxas.

Informações-Portal Contábeis

Maurício Gomes

Sou um servidor da área tributária que luta pela justiça fiscal do cidadão. Busco auxiliar a todos o caminho certo da cidadania fiscal.

Website: https://gomesmauricio.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *