Novo programa social oferece crédito para mulheres e jovens empreendedores de MT

Oportunidades de Negócios

O Governo do Estado lançou, nesta terça-feira (21.12), dois importantes novos programas: Mulher e Jovem Empreendedor, que visam estimular o fortalecimento das empresas, além de fomentar a geração de emprego, renda e o desenvolvimento dos negócios em Mato Grosso.

A iniciativa oferece linhas de crédito para incentivar mulheres empreendedoras de todas as idades, e jovens empreendedores entre 18 a 29 anos que estejam à frente de seus negócios, como proprietários ou sócios da empresa.

Condições do Crédito

A iniciativa oferece uma linha de crédito no valor de até R$15 mil para microempreendedor individual (MEI), micro e pequena empresa. O prazo para pagamento é de até 42 meses, com seis meses de carência e taxa de juros de 0,37% ao mês.

Não há limitador do tempo de faturamento da empresa para tomar o crédito. Do total financiado, 70% deverá ser utilizado em investimentos pagamento direto ao fornecedor, e 30% para capital de giro. Caso a empresa possua alguma pendência poderá utilizar o recurso em até 30% para limpar o nome. E se o empreendedor for pessoa física poderá formalizar antes da solicitação do crédito.

O foco é para o empreendedor que busca financiar insumos ou serviços relacionados à atividade produtiva da empresa. Como aquisição de softwares, material de construção, móveis e utensílios nacionais novos, máquinas e equipamentos, mercadoria de revenda entre outros.

Os interessados podem solicitar o crédito pelo site www.desenvolve.mt.gov.br, clicar no banner do programa e obter todas as informações. Ao solicitar o crédito, ele será redirecionado para o Portal de Crédito.

Estatística

Segundo dados da Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas, desde o início de 2020, os jovens brasileiros com idade entre 18 e 29 anos já representam 48,1% dos empreendedores independentes do país.

Este ano, 48% dos financiamentos concedidos pela Desenvolve foram destinados para mulheres empreendedoras em Mato Grosso. As principais áreas de atuação das mulheres que procuram crédito são os setores de alimentação, serviço de beleza, confecção e comércio.

A maioria empreende por necessidade, para cuidar dos filhos e sustentar a família. Quase todas precisam de apoio financeiro, ou de poupança familiar, e pouquíssimas têm acesso a crédito para se formalizar ou melhorar as condições do seu negócio.

Em Resumo:

➡️ Poderão requerer até R$ 15 mil em crédito jovens de 18 a 29 anos e mulheres de todas as idades, que estejam cadastrados como MEI, micro empresa ou pequena empresa.

➡️ 30% desse crédito pode ser usado para limpar o nome, pois sabemos que esse é um fato que limita muitos que desejam ter seu próprio negócio.

➡️ O juro do crédito é de 0,37% ao mês. Se considerarmos a inflação, que está na média de 10%, o juro não só é zero, como abaixo de zero.

Com informações www.mt.gov.br

Maurício Gomes

Sou um servidor da área tributária que luta pela justiça fiscal do cidadão. Busco auxiliar a todos o caminho certo da cidadania fiscal.

Website: https://gomesmauricio.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *