CERTIDÃO NEGATIVA NA EMISSÃO DE ESCRITURA, VOCÊ NÃO PRECISA PAGAR PARA TÊ-LA.

Você sabe o que é uma Certidão Negativa de Débitos Tributários-CND?

A CND é um documento que o cidadão precisa emitir para provar que não deve nada ao Município. O Munícipio pode cobrar ou emitir a CND de graça.

Quando você faz um requerimento para obter a CND o poder público cobra uma taxa para lhe entregar, mas, em muitos municípios existe a possibilidade do cidadão emitir a CND pela internet sem pagar nada por isso. 

Em Tangará da Serra a CND é exigida, inclusive, no momento em que o cidadão vai tirar a escritura de um imóvel (casa ou terreno), até aí tudo bem, pois há uma previsão na Lei Orgânica do Município ( Artigo 13, §2º da Lei Complementar nº 22/1996).

O problema é, como que a Prefeitura exige a CND para escriturar um imóvel se essa CND pode ser emitida diretamente pelo cidadão no site da Prefeitura Municipal de Tangará da Serra a custo zero. Clique abaixo para acessar o site da Prefeitura de Tangará:

Ocorre que, na prática, no Boleto para a cobrança do imposto que nós pagamos para a tirarmos a escritura (o ITBI) já está incluída a cobrança da CND. Veja um exemplo abaixo.

Ora, se existe a possibilidade de obtermos a CND de graça, porque precisamos pagar R$ 35,60 (trinta e cinco reais e sessenta centavos) num pedaço de papel que podemos  conseguir pela  internet.

Bem, como podemos resolver este problema?

Apresentei o Projeto de Lei Complementar nº 03/2022 proibindo a cobrança da emissão de CND no momento da emissão de escritura, quando o contribuinte não solicitar esta CND, podendo ele mesmo emitir o documento pela internet com custo zero. O cidadão precisa ter a LIBERDADE de optar em emitir a CND de graça pela internet.

Veja o Projeto:

Se você, cidadão Tangaraense, entende que essa causa é justa ou conhece alguém que necessita escriturar um imóvel e não concorda em pagar esta taxa, compartilhe este artigo para o maior número de pessoas para apoiarmos este projeto para que seu conteúdo seja convertido em lei.

Veja o vídeo e confira nossa defesa ao contribuinte:

Conversa com o Empresário Sr. Leoclides Bigolin à respeito da Emissão da Certidão Negativa:

Vitória do povo Tangaraense. Na data de 09/08/2022 o Projeto de Lei Complementar nº 03/2022 foi aprovado por unanimidade, veja abaixo a defesa desse tema que fez justiça fiscal em nossa cidade.

Se restou alguma dúvida, pode falar diretamente comigo clicando no ícone saiba mais

Maurício Gomes

Sou um servidor da área tributária que luta pela justiça fiscal do cidadão. Busco auxiliar a todos o caminho certo da cidadania fiscal.

Website: https://gomesmauricio.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *